Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de varizes nas pernas?
A abordagem cirúrgica é uma das opções de tratamento das varizes, mas o especialista em cirurgia vascular só irá ponderar essa hipótese se as alternativas terapêuticas menos invasivas não forem o suficiente para resolver o problema do doente.
No período pós-operatório existem alguns cuidados a ter para que o tempo de recuperação da cirurgia de varizes seja minimizado. Esses cuidados também poderão, potencialmente, prevenir o aparecimento de novas varizes.
Que tipos de cirurgias existem para as varizes nas pernas?
As varizes nas pernas são muitas vezes causadas por problemas nas veias safenas: a veia grande safena ou a veia pequena safena.
Hoje em dia, o tratamento mais recomendado para estas veias é realizado por dentro da própria veia, sem a necessidade de uma cirurgia tradicional. Este tipo de tratamento chama-se ablação térmica endovenosa, e pode ser feito com laser ou radiofrequência.
Como funciona?
É feita uma pequena incisão na pele (cerca de 3 ou 4 milímetros) por onde se introduz um catéter por dentro da veia safena. Este catéter é capaz de aquecer a parede da veia de forma controlada até 120 °C, o que faz com que ela se feche e deixe de causar varizes.
E as técnicas mais “modernas”?
Provavelmente já terá ouvido falar de outras opções, como a “cola” (cianoacrilato), a técnica químico-mecânica ou até um tratamento com ultrassons, conhecido por ecoterapia. Apesar de serem prometedoras, estas técnicas ainda estão a ser estudadas para resultados a longo prazo. Por isso, de acordo com as recomendações das sociedades internacionais de cirurgia vascular, continuam a não ser as primeiras escolhas de tratamento da veia safena.
Ainda se faz a cirurgia por stripping da veia safena?
Esta foi a primeira técnica desenvolvida para o tratamento de varizes relacionadas com as veias safenas. Esta cirurgia passa por literalmente extrair a veia safena. Apesar das técnicas menos invasivas que falamos anteriormente, por vezes, o stripping da veia safena ainda pode ser a solução mais adequada para alguns casos.
Por isso, se estiver a pensar tratar as suas varizes, fale com um cirurgião vascular: ele poderá aconselhá-lo sobre a melhor opção para o seu caso, com base nas recomendações mais recentes.
Não há problema de ficar sem a veia safena?
Uma das preocupações dos pacientes é se a remoção (ou ablação térmica) desta(s) veia(s) terá repercussões no normal funcionamento da circulação venosa. A questão é precisamente essa, quando a remoção da veia safena está indicada, é porque a mesma não está a desempenhar a sua função. Após o stripping ou ablação da veia safena insuficiente, o sangue continuará a circular normalmente através das outras veias.
Miniflebectomia
Apesar do advento de novas tecnologias, a miniflebectomia é ainda uma importante técnica cirúrgica complementar à cirurgia das veias safenas. Depois da veia safena ser eliminada, é essencial remover as varizes visíveis que dela têm origem.
Qual o tempo de recuperação da cirurgia de varizes?
A recuperação de cirurgia de varizes varia de acordo com cada pessoa. Algumas pessoas regressam ao seu quotidiano após cerca de 2-3 dias, mas a maioria necessita de cerca de 7-10 dias para regressar à sua atividade profissional.
Caso pretenda diminuir o tempo de recuperação desta cirurgia vascular, deverá seguir as recomendações do seu médico. A deambulação imediata e regular, alternada com elevação dos membros, é uma dos principais cuidados a adotar. Sempre com as meias de compressão elástica!
3 conselhos para uma recuperação mais rápida da cirurgia de varizes
Mexer-se!
No próprio dia da cirurgia, deverá deambular com as meias de compressão elástica vestidas. Nos dias subsequentes, poderá retomar a sua atividade do dia-a-dia de forma gradual.
Após a cirurgia vascular, pergunte ao médico como e quando poderá voltar ao trabalho e recomeçar a atividade física. Ele terá uma resposta mais direcionada para o seu caso.
Não se esqueça de tomar a medicação!
Não sabemos se será o seu caso, mas se tiver indicação para tomar medicação após a cirurgia, não se esqueça de fazê-lo.
Tire todas as dúvidas sobre a toma da medicação para garantir que o faz sem cometer erros.
Além disso, partilhe com o seu médico quais os medicamentos que costuma tomar para que sejam feitos os ajustes necessários.
Mantenha um estilo de vida saudável!
E, por último, mantenha um estilo de vida saudável, com uma alimentação adequada e prática de atividade física.
Esta dica não só irá ajudar na recuperação pós-operatória, como também poderá contribuir para prevenir o aparecimento de novas varizes no futuro (se o comportamento se mantiver).
Nunca é demais reforçar que após a recuperação:
mantenha uma alimentação saudável;
pratique exercício físico;
mantenha o seguimento médico necessário (consoante a recomendação do mesmo).