Varizes nas pernas: principais causas e sintomas

Varizes nas pernas: principais causas e sintomas

As varizes são veias dilatadas ou doentes que surgem nas pernas e coxas e que costumam afetar mais as mulheres do que os homens.

Dependendo da gravidade, as varizes nas pernas podem ter um impacto puramente estético como podem afetar, também, a saúde. Os sintomas podem inclusive influenciar o dia-a-dia da pessoa.

Quais os sintomas de varizes nas pernas?

Sabia que dor nas pernas pode estar relacionado com as varizes? A dor, juntamente com as pernas cansadas e pesadas, são dois dos sintomas mais comuns deste problema de saúde e caso os sinta deverá consultar um médico de cirurgia vascular.

Outros sintomas comuns para este problema de saúde são o desconforto, pernas dormentes, o calor em excesso, o inchaço (tanto das pernas como dos pés), tendência para infeções na pele, entre outros.

Em situações mais avançadas o doente pode desenvolver alterações na pele, como a pigmentação cutânea ou úlceras venosas.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito com base nos sintomas do paciente e na observação feita pelo médico.

Sempre que apropriado, o profissional irá também realizar um eco-Doppler que lhe permitirá localizar e estudar as veias.

Quais as principais causas de varizes nas pernas?

Existem diversas causas para as varizes nas pernas e frequentemente o aparecimento de varizes num doente não se deve a uma só causa, mas a um conjunto de causas.

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento de varizes são a idade avançada, ser mulher, ter história familiar de varizes, obesidade, gravidez ou ter um emprego que obrigue a estar na posição ortostática por longos períodos de tempo. 

Que tratamentos existem para as varizes nas pernas?

Ablação térmica com laser ou radiofrequência da veia safena

A ablação térmica com laser ou radiofrequência são técnicas minimamente invasivas de eleição no tratamento de segmentos de veia com insuficiência valvular. Esta tecnologia baseia-se num cateter capaz de gerar energia térmica que é colocado no interior da veia em causa e que irá gerar calor capaz de induzir o encerramento da veia de forma segura. Esta técnica é possível de aplicar com uma única incisão na pele (cerca de 3-4mm).

Stripping da veia safena

O stripping da veia safena ainda é uma técnica válida de ser aplicada, mas tendencialmente colocada em segundo plano quando disponível o equipamento necessário para a ablação térmica da veia safena. Contudo, em alguns casos, o stripping ainda é pode ser a cirurgia de eleição.

Miniflebectomia

Apesar das novas técnicas de cirurgia minimamente invasiva, a miniflebectomia é uma importante técnica cirúrgica complementar na cirurgia de varizes.  Esta técnica consiste na excisão de trajetos venosos (varizes) com pequenas incisões na pele.

Independentemente da técnica implementada, habitualmente o paciente pode ir para casa no mesmo dia da cirurgia.

Se se identifica com algum dos sintomas acima referidos, marque uma consulta assim que possível para que possa ser avaliado por um cirurgião vascular.

Your Name