Varizes e Derrames: o que são e quais as principais diferenças?

Varizes e Derrames: o que são e quais as principais diferenças?

As veias do nosso corpo estão sempre a trabalhar, mas com o passar dos anos podem perder alguma função, o que leva ao aparecimento de alguns problemas de saúde pertencentes ao espectro da chamada Doença Venosa Crónica.

Esta patologia pode manifestar-se de variadas formas, sendo a sensação de pernas pesadas/cansadas e o inchaço dos pés as queixas mais frequentemente ouvidas. Para além destas queixas, poderá ser evidente o aparecimento de varizes e dos vulgarmente designados “derrames” (termos médicos: telangiectasias e veias reticulares).

O que são as varizes?

As varizes são veias dilatadas e doentes, com mais de 3 mm de diâmetro, habitualmente tortuosas e que surgem superficialmente nas pernas e coxas.

Este problema é causado por insuficiência valvular dos troncos venosos e, regra geral, afeta mais as mulheres do que os homens. Pela sua dimensão, as varizes são mais visíveis do que os derrames (<3mm de diâmetro), embora sejam mais profundas.

Os principais sintomas das varizes são os pés e pernas inchados, a sensação de peso, o desconforto e cansaço das pernas e as dores mais ou menos intensas, que aliviam com a elevação dos membros. Em situações mais avançadas pode-se observar alterações na pele (ex., pigmentação) e, em última instância, o aparecimento de úlceras venosas.

Como prevenir as varizes?

Não existe uma forma conhecida de impedir o aparecimento das varizes nas pernas, mas é possível mudar alguns comportamentos diários que, se não ajudam à sua prevenção, ajudarão a minimizar os sintomas da doença venosa.

Tudo o que ajude a melhorar a circulação deve ser usado, isso inclui a atividade física, incluindo a deambulação. No entanto, se já tem varizes e derrames, marque uma consulta de cirurgia vascular e fale com o médico especialista antes de começar a praticar qualquer atividade física de maior intensidade.

Tire algum tempo diário para elevar as pernas, pois este exercício irá ajudar o sangue a circular. Além disso, evite estar na mesma posição durante muito tempo (se trabalhar sentado, movimente as pernas e os pés sempre que possível e levante-se de vez em quando). Evite também estar muito tempo em ambientes com temperaturas muito elevadas.

Como tratar as varizes?

No nosso site pode encontrar mais informações sobre os procedimentos usados no tratamento de varizes através da cirurgia vascular.

A escleroterapia é o método de tratamento mais usado para o tratamento dos “derrames”, enquanto que a cirurgia é usada para a resolução de varizes (ou quadros sintomáticos com insuficiência valvular sem varizes visíveis).

Quer saber qual o melhor tratamento para o seu caso? Contacte-nos

Derrames nas pernas: o que são?

Os “derrames” são uma denominação popular para designar as telangiectasias (menos de 1mm de diâmetro) e as veias reticulares (1-3mm de diâmetro). Estes vasos encontram-se junto à superfície da pele, afetam pouco a saúde da pessoa e não são responsáveis diretos para o desenvolvimento de varizes. A pessoa pode sentir algum desconforto na zona dos derrames, mas o maior impacto é fundamentalmente de carácter estético.

Os “derrames” podem estar presentes sem que a pessoa apresente varizes ou outra alteração do sistema venoso. O excesso de peso, as alterações hormonais (como por exemplo a gravidez), entre outros, estão relacionados com um maior risco para o desenvolvimento de “derrames”.

Como evitar derrames nas pernas?

De uma forma resumida, deve manter o peso dentro dos limites saudáveis, praticar exercício físico com regularidade, evitar estar muito tempo na mesma posição e evitar, ainda, a exposição prolongada a temperaturas elevadas. Apesar que nenhuma destas atitudes têm evidência científica forte para a prevenção do aparecimento de “derrames”, são comportamentos saudáveis e recomendáveis para todas as pessoas.

Qual o melhor tratamento para derrames nas pernas?

Para os derrames, o melhor tratamento é a escleroterapia, tal como, pontualmente, em algumas varizes. A escleroterapia é um procedimento médico utilizado no âmbito da cirurgia vascular que consiste em injetar uma substância química que irá, em última instância, levar à eliminação destas veias. 

Marque já a sua consulta e deixe que o médico o ajude a escolher o melhor tratamento para o seu caso.

Your Name