Angiologista: o que faz e quando deve recorrer?

Angiologista: o que faz e quando deve recorrer?

Quando se fala de varizes ou “derrames”, é muito comum ouvir-se falar do médico angiologista e cirurgião vascular. Porém, poucos são aqueles que sabem o que é que faz e qual é o papel que este especialista tem no diagnóstico, na prevenção e no tratamento das doenças do sistema sanguíneo e linfático.

De modo a conseguir esclarecê-lo sobre a sua atuação, assim como quando é que deve procurá-lo, neste artigo partilhamos consigo as principais informações sobre este profissional, bem como a sua área de atuação.

O que é a angiologia e cirurgia vascular?

Em síntese, a angiologia e cirurgia vascular trata-se de uma especialidade que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento das doenças do sistema circulatório. Por outras palavras, trata das patologias das artérias, veias e linfáticos.

Angiologista e Cirurgião Vascular: o que faz?

Tendo em conta a definição da especialidade, um angiologista e cirurgião vascular é um médico que cuida da saúde dos vasos sanguíneos e linfáticos.

Além de fazer a avaliação clínica do paciente, este especialista realiza exames complementares de diagnóstico não invasivos, como por exemplo, o eco-Doppler dos vasos do pescoço e o eco-Doppler arterial e venoso dos membros inferiores.

Quais os meios de diagnóstico que um médico angiologista e cirurgião vascular poderá usar?

A par do eco-Doppler, este especialista poderá recorrer a outras técnicas para diagnosticar as patologias relacionadas com as artérias e veias, tais como:

  • Angiografia (permite observar a circulação no interior dos vasos sanguíneos através de um cateterismo);

  • Tomografia Computadorizada com contraste endovenoso (habitualmente designada de Angio-TAC);

  • Ressonância magnética com ou sem contraste endovenoso.

Angiologista ou cirurgião vascular: quais as diferenças?

Em alguns países o angiologista e o cirurgião vascular poderão ser profissionais diferentes. O angiologista é o especialista que irá detetar e tratar as doenças circulatórias ainda na fase inicial.

Além disso, poderá ser o responsável por recomendar medidas de prevenção, como por exemplo, mudanças na alimentação e hábitos de vida mais saudáveis, de modo a evitar as intervenções cirúrgicas. O cirurgião vascular será o responsável por realizar métodos invasivos, isto é, cirúrgicos.

Em Portugal, as componentes de angiologia e cirurgia vascular estão englobadas na mesma especialidade. Desta forma, um cirurgião vascular especializado em Portugal, é também angiologista, permitindo, desta forma, ter uma visão mais alargada e uma abordagem mais ampla sobre as diferentes patologias vasculares.

De um modo geral, o especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular é aquele que realiza todo o processo desde o diagnóstico até à cirurgia e seguimento pós-operatório (que por vezes é para o resto da vida).

Que doenças trata um especialista em angiologia e cirurgia vascular?

Conforme foi dito, este especialista é o único capaz de prevenir e tratar doenças do sistema circulatório, tais como:

  • Varizes: acontece nas veias que transportam o sangue dos órgãos e membros para o coração e pulmões;

  • Aneurismas: dilatação que ocorre nas artérias, uma estrutura responsável por transportar o sangue para os tecidos;

  • Vasculite: inflamação dos vasos, interferindo na normal atividade das veias e das artérias;

  • Aterosclerose: doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea;

Quais são os tratamentos que este especialista pode fazer?

Tal como foi dito, além de prevenir, um angiologista e cirurgião vascular trata dos problemas relacionados com os vasos sanguíneos. Como? Recorrendo a tratamentos, tais como:

  • Escleroterapia: procedimento médico que consiste em injetar uma substância química que leva à eliminação de veias insuficientes;

  • Cirurgia endovascular: tratamento minimamente invasivo por radiofrequência ou laserterapia de eixos venosos insuficientes;

  • Excisão de veias: dissecção e extração das veias doentes, com stripping ou miniflebectomia.

Quais são os sintomas que indicam que deve procurar um angiologista?

É provável que, perante alguns sintomas, não saiba a que médico deve recorrer. No entanto, deverá procurar um especialista em angiologia  e cirurgia vascular se tiver um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Cansaço e fadiga dos membros inferiores;

  • Dores nas pernas;

  • Inchaço nos tornozelos no final do dia;

  • Pernas inquietas ou pesadas;

  • Veias azuladas, arroxeadas ou avermelhadas aparentes.

Porque deve procurar um angiologista se sentir estes sintomas? Porque poderão ser causados por varizes ou “derrames”. Nesse sentido, quando mais cedo conseguir identificar o problema, mais cedo consegue tratá-lo, evitando quadros mais graves ou outras complicações.

Precisa de ajuda de um angiologista?

Tal como foi referido, só um médico especialista em angiologia e cirurgia vascular é capaz de diagnosticar, prevenir e tratar as doenças relacionadas com o sistema sanguíneo e linfático.

Se sente algum dos sintomas que foram referidos anteriormente, é sinal de que está na altura de marcar a sua consulta com um angiologista e cirurgião vascular. Deste modo, irá ter a certeza de que é escolhido o melhor tratamento de acordo com o seu caso e, assim, melhorar a sua qualidade de vida.

Your Name