Meias de compressão elástica: o que são, quando usar e quais os tipos?
As meias de compressão elástica, ou simplesmente meias de compressão, são um dispositivo médico que permite controlar o edema (inchaço) e reduzir os sintomas venosos (p. ex., sensação de cansaço/peso, dor, desconforto, …).
Existem no mercado diversos modelos de meias de compressão elástica e, para tornar tudo ainda mais difícil, também meias de descanso. Por isso, é expectável que na hora da compra pareça tudo muito confuso.
O que são as meias de compressão elástica?
O ponto mais importante no que às meias de compressão elástica diz respeito é que não devem ser confundidas com as meias de descanso. As meias de compressão elástica são um dispositivo médico com efeito terapêutico cientificamente comprovado para a doença venosa crónica e/ou a insuficiência linfática, ao contrário das meias de descanso.
Ao criar um maior grau de compressão na zona do tornozelo, que diminui de forma progressiva na direção da coxa, as meias de compressão promovem o fluxo de sangue em sentido ascendente, isto é, em direção ao coração, reduzindo assim a retenção venosa e linfática.
Em que casos podem ser aconselhadas as meias de compressão?
As meias de compressão elástica podem ser recomendadas em diferentes situações como, por exemplo:
● Doença venosa crónica;
● Trombose venosa aguda;
● História de trombose venosa;
● Síndrome pós-trombótico;
● Sensação de pernas pesadas ou inchadas;
● Gravidez;
● Após um procedimento cirúrgico (p. ex., tratamento de varizes).
Além disso, pode ser recomendado o uso de meias de compressão elástica para quem passa grande parte do dia estático (seja sentado ou de pé) ou durante viagens de longa duração, pois são situações em que há uma maior “retenção de líquidos”.
Existem contraindicações?
Sim. Embora ajudem a melhorar alguns problemas de saúde vascular, as meias de compressão elástica devem ser usadas apenas e somente quando há indicação médica, devendo ser evitadas em situações como:
● Insuficiência cardíaca descompensada (ou seja, não controlada);
● Doença arterial periférica significativa (ou seja, quando o fluxo sanguíneo em direção às pernas está condicionado);
● Alergia aos materiais das meias.
Meias de compressão elástica: como usar
Antes da sua utilização, são considerados alguns aspectos, tais como:
● Classes de compressão: o médico irá indicar qual o grau de compressão mais adequado - leve (para casos de doença venosa crónica leve, como a telangiectasia ou veias reticulares), média (para a maioria dos casos de varizes e derrames) ou alta (para situações graves de doenças venosas como, por exemplo, úlcera venosa cicatrizada);
● Tamanho e tipos de meias: as meias podem ser abaixo do joelho, até à raiz da coxa, ou collants. Existem diferentes tipos de malhas que podem ser mais ou menos adequados consoante o doente e o estádio da doença venosa/linfática.
Posto isto, deve calçar as meias de compressão elástica logo de manhã, antes de se levantar da cama, e retirá-las antes de se deitar.
Pode-se dormir com as meias de compressão elástica?
Habitualmente não é necessário fazê-lo, uma vez que a posição deitada favorece o retorno venoso (podendo inclusive elevar os membros durante a noite). No entanto, em alguns casos, o médico poderá prescrever a utilização contínua de uma meia de compressão elástica como, por exemplo, na presença de úlceras venosas.
Quanto tempo devo usar as meias de compressão elástica após uma cirurgia de varizes?
Um dos casos em que se recomenda o uso de meias de compressão elástica é após uma cirurgia de varizes.
Embora o tempo para o uso deste tipo de meias no pós-operatório pode ser muito variável, o mais comum é ser pelo menos 30 dias.
Meias de compressão para varizes: onde comprar
Apesar de existirem diversas lojas que vendem este tipo de meias, é aconselhável que as adquira numa loja de material ortopédico. Assim, garante a aquisição das meias com o tamanho e o grau de compressão prescrito pelo cirurgião vascular.
Quanto ao preço das meias de compressão elástica, este varia de acordo com a marca, tamanho, nível de compressão e material de fabrico. Portanto, é sensato informar-se previamente acerca dos preços destes produtos em diferentes lojas.