Qual a diferença entre meias de compressão elástica e meias de descanso?

As meias de compressão elástica são um tema bastante discutido no consultório de um cirurgião vascular. Sendo uma das “armas terapêuticas” mais utilizadas para abordar a doença venosa crónica, são também uma das principais causas para o não cumprimento do tratamento prescrito.

Uma das principais confusões relacionadas com a contenção elástica prende-se em saber qual a diferença entre as meias de compressão elástica e as meias de descanso.

Meias de compressão elástica

As meias de compressão elástica são dispositivos médicos sujeitas a um importante controlo de qualidade na sua produção, de forma a garantir o grau de compressão anunciado, que pode ir desde os 18mmHg até > 50mmHg.

Este tipo de meias atinge a sua compressão máxima a nível do tornozelo, com um gradual decrescendo no sentido ascendente. Ou seja, são mais apertadas em baixo e progressivamente menos à medida que se sobe na perna – a chamada compressão regressiva (ver imagem).

Para além disso, o tamanho das meias de compressão é determinado através de uma série de medições realizadas no membro (comprimento e circunferência), e não no peso e altura do paciente, como é o caso das meias de descanso.

 

Meias de descanço

As meias de descanso, ainda que consideradas dispositivos médicos, não estão sujeitas aos mesmos parâmetros de qualidade que as meias de compressão elástica e não estão recomendadas na doença venosa crónica, principalmente quando perante varizes tronculares ou insuficiência venosa crónica (edema, alterações da pele ou úlceras venosas).

Atenção a ter na hora da compra

Alguns fabricantes de meias de descanso anunciam um conjunto de informações que podem induzir o consumidor em erro, pois, por vezes:

·         comunicam o grau de compressão em mmHg (para além do Den);

·         publicitam que as meias têm uma compressão regressiva;

·         utilizam o termo compressão numa embalagem de meias de descanso;

·         vendem por preços mais elevados, o que sugere tratar-se de meias de compressão elástica (sendo as últimas habitualmente mais caras).

Portanto, sugere-se especial atenção no momento da compra de meias de compressão elásticas. Deverá adquirir estas meias mediante apresentação de uma prescrição médica, e sugere-se que solicite uma opinião junto do seu médico (i.e., quais as marcas/modelos recomendadas para o seu caso).