Como tirar manchas nas pernas causadas por varizes?
Muito mais do que questões estéticas, as manchas nas pernas causadas por varizes podem ser sinais de complicações mais graves.
Se possui algum problema vascular ou apresenta histórico familiar de doenças vasculares, é fundamental estar atento, sobretudo quando surge uma mancha pigmentada nas pernas. Deste modo, consegue tratar o problema de forma precoce, diminuindo a probabilidade de futuras complicações.
Tem manchas nas pernas? Então, o primeiro passo é identificar a sua causa. Depois, é necessário tratá-la.
O que são varizes?
As varizes tronculares, usualmente designadas só por varizes, são veias dilatadas e incompetentes, com mais de 3 mm de diâmetro. Por norma, são tortuosas e surgem superficialmente nas pernas e nas coxas. Não devemos confundir as varizes tronculares com as telangiectasias (termo médico para os popularmente designados “derrames vasculares”).
As varizes surgem por dilatação e insuficiência valvular dos troncos venosos. Alguns dos fatores de risco conhecidos são o sexo feminino, excesso de peso, a idade avançada e a história familiar.
As manchas podem estar associadas a varizes?
Na insuficiência venosa há uma incapacidade funcional em encaminhar o sangue no sentido dos pés para o coração. Desta forma, ocorre retenção venosa (“retenção de líquidos”), que causa uma hipertensão venosa, que é maior a nível do tornozelo.
A este nível, há um maior risco de ocorrer extravasamento de sangue, que irá causar uma acumulação de um pigmento rico em ferro na pele -a hemossiderina (resultante da destruição da hemoglobina dos glóbulos vermelhos).
Como abordar as varizes com manchas nas pernas?
Dependendo do tipo e do grau do problema, a solução pode passar na maior parte dos casos por uma cirurgia de varizes.
Apesar da grande variedade de tratamentos disponíveis oferecidos por diferentes médicos, o cirurgião vascular é sem dúvida o especialista mais qualificado para sugerir e executar o melhor tratamento para as varizes. Dos diferentes tipos de tratamentos, há a destacar:
Ablação térmica com laser ou radiofrequência da veia safena: estas técnicas minimamente invasivas realizam-se com recurso a um cateter que se coloca dentro das veias doentes e que irá gerar energia térmica suficiente para causar o seu encerramento;
Stripping da veia safena: quando não é possível realizar o procedimento anterior, o médico poderá fazer a excisão da veia safena através de um dispositivo introduzido no interior da veia;
Miniflebectomia: esta é uma técnica habitualmente complementar ao tratamento de varizes, que consiste na excisão de varizes com pequenas incisões na pele.
Contudo, é importante frisar que habitualmente as manchas não irão desaparecer com a cirurgia de varizes, na melhor das hipóteses, poderão atenuar. Contudo, estes procedimentos são essenciais para eliminar a fonte do problema, que de outra forma irá perpetuar o agravamento das manchas e desenvolver outras complicações.
É possível aparecerem manchas após a cirurgia de varizes?
Após um tratamento venoso, por exemplo, cirurgia de varizes ou escleroterapia de telangiectasias, é possível que se desenvolvam algumas manchas, visto que estas ocorrem devido ao depósito de componentes do sangue (como acima descrito). Para atenuar o risco disso mesmo acontecer deverá seguir todas as orientações do cirurgião vascular para o periodo pós-operatório.