V

Válvula venosa - é uma estrutura presente nas veias cuja a função é impedir o refluxo de sangue, permitindo assim que o movimento do sangue ocorra em direção ao coração apesar de contra a gravidade.

Varizes internas - termo popularmente utilizado para designar quando detetada insuficiência valvular (com o eco-Doppler venoso ou outro exame de diagnóstico) em membros que não aparentam ter varizes.

Varizes reticulares ou veias reticulares - veias subdérmicas de coloração azul, geralmente tortuosas, com diâmetros entre 1 e 3 mm.

Varizes tronculares - dilatações de veias subcutâneas, habitualmente tortuosas, com 3 mm ou mais de diâmetro quando em posição ortostática (de pé). Termo não médico: veias varicosas.

Vasos - estrutura tubular responsável pelo transporte de sangue ou linfa, sendo seus exemplos as artérias, veias e vasos linfáticos.

Vasos linfáticos - facilmente depreciados, são um importante componente do sistema cardiovascular complementando a função do sistema venoso na drenagem do líquido retido nos tecidos. De uma forma muito simplista, os vasos linfáticos são responsáveis pela drenagem de líquido (extracelular) que se acumula nos diferentes tecidos (gordura, músculo, tecido conjuntivo, etc.). Desta forma, quando os vasos linfáticos não desempenham devidamente a sua função são responsáveis por retenção de líquido, causando linfedema. A retenção de líquido também se pode observar na doença venosa crónica, sendo que nesse caso se designa por edema (ver definição de edema e linfedema).

Veias - diferente de artérias, são os vasos responsáveis pelo retorno do sangue de todas as partes do corpo em direção ao coração. As veias possuem válvulas que lhes permite prevenir o refluxo de sangue a favor da gravidade. Quando essas válvulas entram em falência observa-se refluxo de sangue venoso que pode ser causa de varizes, edema entre outros sinais e sintomas da doença venosa crónica (ver definição de artérias).