Quais os principais sintomas da embolia pulmonar?
Quando existe a obstrução de uma artéria pulmonar causada por um êmbolo que é transportado através da corrente sanguínea, dá-se uma embolia pulmonar. Regra geral, o êmbolo que chega às artérias dos pulmões é um coágulo de sangue (trombo).
Alguns dos sintomas da embolia pulmonar incluem falta de ar repentina, tosse intensa e dor no peito. Por isso, sempre que existir uma suspeita de trombose pulmonar, é importante ir o mais rápido possível ao hospital, de modo a confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.
Uma vez que a embolia pulmonar pode revelar-se uma situação grave, o melhor é mesmo saber quais são as suas causas e sintomas, assim como saber quais as formas de prevenir este problema. Nesse sentido, continue a ler o artigo.
Embolia pulmonar: causas
Apesar de a embolia pulmonar poder acontecer a qualquer pessoa, existem algumas situações em que ela ocorre com frequência, tais como:
Pouco exercício físico
Quando se fica muito tempo parado na mesma posição, seja deitado ou em pé, o sangue começa a acumular-se em mais do que uma parte do corpo, geralmente nas pernas.
Apesar de este problema ficar resolvido quando a pessoa se levanta, o mesmo não acontece a quem é sedentário ou a quem tem de ficar vários dias sentado ou deitado após uma cirurgia, por exemplo.
Trombose venosa profunda (TVP)
As pessoas que sofrem uma trombose venosa profunda (TVP) possuem uma maior chance de se formar um êmbolo que irá soltar-se da veia ocluída do membro e ser transportado até aos pulmões.
Viagens
Longas viagens de avião, autocarro (ou outro transporte que obrigue a uma posição estátitca prolongada) aumentam o risco de desenvolver um coágulo em uma veia dos membros inferiores, podendo levar a uma TVP.
Fatores de risco
Cirurgias extensas e demoradas (muito frequente no pós-operatório em que obrigue a repouso prolongado);
Insuficiência venosa das pernas;
Obesidade;
Insuficiência cardíaca;
Uso de anticoncecionais orais.
Como prevenir
As pessoas com risco de embolia pulmonar devem usar os meios necessários para prevenir a formação de coágulos nas veias, tais como o uso de meias de compressão elástica e a realização de exercícios para estimular as pernas.
No período pós-operatório, é ainda mais importante deambular precocemente (respeitando as recomendações do médico assistente), uso de meias de compressão elástica (se não contraindicado pelo médico assistente) e, em alguns tipos de cirurgias o médico irá prescrever a administração de um injetável de heparina de baixo peso molecular – um hipocoagulante – para diminuir o risco de formação de coágulos no interior da veias.
Embolia pulmonar: sintomas
De um modo geral, os principais sinais de trombose pulmonar são:
Falta de ar repentina;
Dor no peito repentina;
Tosse constante e, em muitos casos, acompanhada de sangue;
Sensação de desmaio;
Batimentos cardíacos rápidos e/ou irregulares;
O inchaço nas pernas é um sintoma de TVP e não embolia pulmonar, mas que deverá também ser considerada devido ao acima descrito.
Na suspeita de TVP ou embolia pulmonar é importante recorrer às urgências, de modo a confirmar o diagnóstico e receber o tratamento adequado.
Como diagnosticar uma embolia pulmonar
A embolia pulmonar pode ter um diagnóstico difícil, sobretudo quando os sintomas são ligeiros ou o doente apresenta outras patologias que poderão camuflar o seu diagnóstico. Nesse sentido, é necessário realizar alguns exames:
Análises de sangue;
Radiografia (RX) ao tórax;
Eco-Doppler venoso dos membros inferiores (para excluir uma fonte embólica);
Cintigrafia de ventilação/perfusão pulmonar;
Angio-TC, o exame com maior sensibilidade e especificidade diagnóstica.
Tratamento
Apesar de ser preocupante, dependendo do quadro clínico de cada caso, a embolia pulmonar tem cura.
Por norma, o tratamento passa pela administração de hipocoagulantes, que previne a progressão da doença e de novos eventos embólicos.
Quando o quadro clínico inicial é mais grave e há o risco de morte, poderá ser necessário avançar para trombólise, que consiste na administração intravenosa de medicação que dissolve ativamente o coágulo.