Dores nas pernas e cansaço: quais as principais causas
Costuma ter desconforto e dor nas pernas? Ou uma sensação de cansaço e peso inexplicável?
Se sim, esses sintomas poderão ser uma manifestação de doença venosa crónica. Nesse sentido, poderá ser sensato procurar aconselhar-se com o seu médico assistente.
Apesar de ser muito comum associar o cansaço e a falta de força nas pernas à terceira idade, a verdade é que esta é uma condição também observada entre os jovens. Alguns dos fatores incluem a falta de exercício físico e o trabalho por longos períodos em pé.
Em muitos casos, o cansaço nas pernas é encarado como algo temporário, motivo pelo qual não se procura um médico.
É importante que saiba reconhecer os sintomas a valorizar, para que procure ajuda adequada numa fase inicial.
5 causas principais dE dores e sensação de cansaço nas pernas
“Má circulação”
A “má circulação” não é um termo apreciado pelos cirurgiões vasculares, contudo, é uma designação bastante usada no quotidiano. O seu uso tanto pode facilitar a comunicação como, muitas vezes, pode causar verdadeiras confusões. Isto porque, quando alguém explica ter “má circulação” pode estar a referir-se a diferentes tipos de patologias.
A mais comum é a Doença Venosa Crónica (DVC), que é uma condição médica que envolve as veias e que é frequentemente manifestada por queixas de pernas cansadas e/ou pesadas e até mesmo inchaço (edema), com melhoria destes sintomas com a elevação dos membros. A doença venosa crónica pode também manifestar-se com varizes nas pernas e telangiectasias (vulgarmente designadas de “derrames”).
Segundo diferentes estudos científicos, esta patologia pode estar relacionada com história familiar, obesidade, gravidez, sedentarismo, entre outros fatores diversos, alguns deles ainda não totalmente comprovados, como é o uso prolongado de saltos altos.
Outra doença que também pode contribuir para o cansaço e falta de força nas pernas é a Doença Arterial Periférica, a “má circulação” que afeta as artérias.
Por ser mais grave que a DVC, os sintomas de cansaço nas pernas podem ser mais intensos, uma vez que as artérias são responsáveis pelo transporte de oxigénio e nutrientes aos tecidos do corpo.
Regra geral, os sintomas mais comuns são as dores nas pernas durantea a deambulação (designada por claudicação intermitente), e em situações mais avançadas pode desenvolver sensação de formigueiro, dor em repouso nos pés e o aparecimento de feridas nos dedos dos pés que não cicatrizam (úlceras crónicas).
Falta de exercício físico
Além de comprometer a saúde no geral, a falta de exercício físico leva os músculos das perna a ficarem mais facilmente susceptíveis à fadiga muscular com pequenos esforços. Por sua vez, provocam sintomas como a sensação de fraqueza, cansaço, e cãibras.
Diabetes
Quando a diabetes não é bem controlada, a doença poderá provocar danos nos nervos do corpo, uma situação à qual se dá o nome de neuropatia diabética. Esta alteração afeta principalmente os pés, mas pode também comprometer as pernas.
Os principais sintomas incluem a ardência, a sensação de formigueiro e picadas ou a perda da sensibilidade no membro afetado. A diabetes também é causa importante no desenvolvimento de doença arterial periférica que poderá levar em última instância ao desenvolvimento de úlceras crónicas (as feridas que não cicatrizam).
Doenças musculares que podem provocar dores nas pernas e cansaço
As alterações musculares também podem provocar sintomas como dor e sensação de cansaço nas pernas, habitualmente acompanhado de sensação de formigueiro. Em casos mais graves, há dificuldades em termos de mobilidade.
Entre as causas mais comuns para as doenças musculares, encontram-se as seguintes:
Alterações hormonais;
Inflamações;
Lesão causada por remédios como os corticóides;
Intoxicação pelo consumo de álcool;
Fibromialgia.
Como distinguir os sintomas de cansaço nas pernas com exaustão?
É muito comum associar o cansaço nas pernas a um sintoma de exaustão física. Embora isso se verifique na maioria dos casos, a verdade é que, tal como foi dito, esta pode ser uma manifestação de uma patologia. Mas como é que se pode distinguir uma condição da outra?
É importante clarificar se houve esforço suficiente para explicar a sensação de cansaço e a falta de força nas pernas como, por exemplo, atividade física mais intensa.
Como é que pode combater as dores e a sensação de cansaço nas pernas ?
Conforme foi dito, o cansaço nas pernas poderá estar associado a situações de exaustão física. Se for esse o caso, é importante que possa descansar de forma apropriada. Se porventura existirem outros sintomas associados, então está na altura de recorrer à ajuda de um profissional.
No caso de suspeitar de alguma doença vascular como, por exemplo, a doença arterial periférica ou a doença venosa crónica, o melhor a fazer é recorrer a um cirurgião vascular. Porquê? Porque é o especialista capaz de não só diagnosticar os problemas associados ao sistema circulatório, como também de ajudar a prevenir e a tratar as patologias existentes.
Se identificar algum dos sintomas referidos, marque uma consulta, para que possa ser avaliado e para que possa receber o tratamento mais adequado.