S

Sinais venosos - manifestação clínica da doença venosa crónica visível à inspeção, que incluem “derrames” (telangiectasias, veias reticulares), varizes tronculares, inchaço das pernas (edema), alterações da pele e úlceras venosas (ver definição de sintomas venosos).

Sintomas venosos - amplo leque de queixas relacionadas com a doença venosa crónica como, por exemplo, sensação de pernas inchadas, pesadas, ou cansadas ou, até mesmo, sensação de formigueiro, dor e, raramente, cãibras. Estes sintomas são mais sugestivos de doença venosa crónica se se manifestarem com temperaturas mais elevadas e em posição ortostática (posição de pé), e aliviados com a elevação dos membros.

Síndrome pós-trombótico - quadro clínico crónico com sintomas e sinais venosos consequentes a um estado de pós-trombose venosa profunda (ver definições de sintomas venosos, sinais venosos e trombose venosa profunda).

Sistema venoso superficial - rede de veias superficiais (muitas vezes visíveis sob a pele) interligadas com o sistema venoso profundo responsáveis pelo retorno do sangue de todas as partes do corpo em direção ao coração. A oclusão destas veias dá origem à tromboflebite superficial ou trombose venosa superficial (ver definição de trombose venosa superficial/tromboflebite).

Sistema venoso profundo - rede de veias localizadas profundamente (e, portanto, não visíveis sob a pele), habitualmente de maior calibre que as veias superficiais, e que quando ocluem dão origem à trombose venosa profunda (ver definição de trombose venosa profunda).

Stent - dispositivo médico de liga metálica, organizado numa espécie de rede e com formato cilíndrico utilizado para expandir uma obstrução de um vaso (artéria ou veia) de forma a manter o fluxo normal do sangue.

Stripping da veia safena - envolve a excisão da veia safena (grande ou pequena safena) por meio de um dispositivo introduzido no interior da veia para proceder à sua extirpação.