C
CEAP, classificação - A classificação CEAP (Clinical Etiology Anatomy Pathophysiology) da doença venosa crónica foi criada em 1994 para padronizar as diferentes formas de apresentação da doença venosa crónica. Esta classificação não permite graduar a gravidade da doença, é uma classificação descritiva da doença venosa crónica que aborda a sua apresentação clínica (C), etiologia (E), anatomia (A) e patofisiologia (P). A vertente clínica desta classificação (que vai de C1 a C6) é seguramente a mais utilizada na prática clínica. Para mais informação clique aqui.
Cirurgia Vascular - especialidade médico-cirúrgica responsável pelo diagnóstico, tratamento médico, tratamento cirúrgico e seguimento de doentes com patologias que envolvam as artérias, veias e vasos linfáticos do corpo (os vasos intracranianos, da coluna vertebral e as artérias coronárias são foco de outras especialidades).
Claudicação Intermitente - dor ou sensação de aperto muscular na perna (mais frequentemente na “barriga” da perna) após a marcha para uma determinada distância, resolvendo com o repouso. A claudicação intermitente é uma manifestação clínica da doença arterial periférica consequente à diminuição do aporte de sangue arterial aos músculos das pernas. A distância da marcha necessária para desencadear as queixas varia consoante a gravidade da doença arterial periférica.