A

Ablação endovenosa - técnica minimamente invasiva para encerramento de um segmento de veia por meio mecânico, térmico ou químico. Os melhores exemplos destas técnicas são a ablação endovenosa por radiofrequência ou laser. Termos não médicos: queimar as varizes;

AIT (Acidente Isquémico Transitório) - quando se observa uma obstrução temporária de sangue rico em oxigénio e nutrientes no cérebro levando a uma manifestação clínica semelhante a um AVC mas por tempo limitado, habitualmente menos de 1 hora. O AIT pode-se repetir várias vezes e pode evoluir para um AVC devendo por isso ser encarado como uma manifestação clínica grave em que é necessária ajuda médica de forma emergente (ver definição de AVC). Termos não médicos: mini-trombose, mini-AVC, quase AVC.

Amaurosis fugax - perda súbita e temporária da acuidade visual de um olho (ou ambos) devido a uma diminuição pontual do fluxo de sangue na retina. A amaurosis fugax é uma apresentação característica da doença carotídea e deve ser encarada como um sinal de alarme para o doente procurar ajuda médica urgente.

Aneurisma arterial - dilatação igual ou superior a 50% do diâmetro normal da artéria. O aneurisma causa alterações do fluxo sanguíneo (turbulência) que leva à formação de trombo mural (coágulos de sangue) na parede do aneurisma. O trombo mural pode levar à oclusão do aneurisma ou à migração de coágulos para outra artéria. O aneurisma está também associado a um maior risco de rotura do vaso, sendo a principal causa de preocupação no aneurisma da aorta (ver definição de aorta e artéria).

Aorta - a maior artéria do corpo humano responsável por distribuir o sangue para todo o organismo.

Artérias - muitas vezes confundidas por veias, as artérias são na verdade responsáveis pela função oposta às veias. As artérias são os vasos responsáveis por conduzir o fluxo sanguíneo desde o coração até às restantes partes do corpo. Salvo uma exceção, a circulação pulmonar, as artérias transportam todo o sangue rico em oxigénio e nutrientes para todas as células (ver definição de veia).

Aterosclerose - desenvolvimento de placas ricas em gordura, cálcio, e outras substâncias que se acumulam na parede das artérias e que levam ao seu estreitamento e, por vezes, oclusão. Este processo é mais frequente entre os fumadores, diabéticos, doentes renais e idosos.

AVC (Acidente Vascular Cerebral) - quando se observa a obstrução de sangue rico em oxigénio e nutrientes no cérebro, provocando a morte das suas células (os neurónios). O AVC pode manifestar-se de variadas formas, desde a sensação de formigueiro à perda completa da força de uma parte do corpo, a alterações da visão ou do discurso. O AVC é uma das principais causas de morte em Portugal (ver definição de AIT). Termos não médicos: trombose vascular, trombose na cabeça.